Ajuda e FAQ

Galera, acredito que muitos de vocês já estejam “carecas de saber“ como baixar e jogar ROMS em emuladores. Não é mesmo? Porém para facilitar a vida de quem ainda não sabe, resolvi fazer uma explicação geral das principais funções comuns aos emuladores para que vocês possam reviver a experiência de jogar aquele jogo inesquecível no computador ou mesmo no celular.

Além disso gostaria de explicar a ferramenta de “Play Online”, já que é possível jogar os principais títulos aqui no site.


Afinal o que é um emulador?

O emulador é um programa ou ambiente que reproduz as capacidades de uma máquina que já existe, como por exemplo calculadoras, relógios, videogames, entre outros. Isso significa que você pode utilizar seu computador como qualquer uma dessas máquinas citadas acima, desde que você tenha um programa que simule as funcionalidades do aparelho desejado e suas configurações mínimas. Baixando o emulador correto você poderia transformar o seu computador em um Super Nintendo, por exemplo, e jogar os games clássicos desse console de forma bem semelhante ao original.

Leve em conta que um emulador nem sempre terá uma boa performance em todos os jogos. Emular um aparelho que foi construído somente para uma função em outro que não foi projetado para isso, pode acarretar alguns problemas de funcionamento, como gráficos ou sons defeituosos. Porém a maioria dos jogos funciona perfeitamente.

Para que o emulador tenha um bom desempenho é importante verificar seus requisitos gráficos. Logicamente um emulador de Sega Genesis (Mega Drive) não precisa de tantos recursos gráficos, por rodar jogos de 16 bits, entretanto jogos 3D precisam de placas 3D no seu PC para ter um bom funcionamento.

Ver página – emuladores


emulador_super_nintendo

O que são Roms?

Roms são o conteúdo dos cartuchos que você tinha ou tem de Gameboy, Master System ou qualquer outro sistema em forma de arquivo. São imagens dos cartuchos ou CDs convertido para um formato que um emulador consiga ler. É possível achar centenas de ROMs para todos os sistemas (Menos os consoles atuais que são um caso especial) espalhados pela Internet. Existe inclusive roms de jogos de arcade (“fliperama”) para você fazer download e jogar no seu PC.

Quanto mais moderno o jogo, maior será o seu tamanho devido à complexidade gráfica. Um rom de Atari tem média 100kb, dependendo do título – entretanto um jogo de Playstation (Psx) possui em média 700MB (Tamanho de uma mídia de CD). Para se ter ideia, Final Fantasy VII possuía 3 discos na época, totalizando em média um arquivo de 2GB!

Top 100 ROMs


BIOS

Alguns emuladores necessitam de BIOS (firmware) para que o sistema consiga interpretar os dados das ROMs. Porque cada jogo possui o seu sistema e configurações próprios de seu fabricante e essas diretrizes devem ser passadas para o emulador. Toda vez que um emulador necessitar de uma Bios, é importante que esteja com a atualização mais recente para que funcione melhor. Como exemplo temos os jogos de “Arcade” que cada Máquina tinha um sistema diferenciado e cada console precisava interpreta-los corretamente.


Zsnes

Carregando a ROM no emulador

A maioria dos emuladores aceitam certos tipos de “extensões” de ROMs para emular os jogos daquele console. A regra básica para você carregar uma ROM, é abrir o emulador e selecionando a opção “Load” ou “carregar”. Desta forma, é só procurar o arquivo do jogo com a extensão correta (Ex: .gen, .gba, .gb, .smc, entre outros..) ou então pelo próprio sistema operacional, arrastando o arquivo de ROM para “cima” do executável do emulador.


Configuração de controle

Configurar o controle é essencial para uma boa jogabilidade. Os emuladores em geral possuem suporte a gamepads, joysticks, teclados e qualquer configuração de teclas que lhe convier. Entretanto grande parte deles tem um padrão (direcional nas setas, ou W, S, A, D, os starts correspondem ao enter e etc.), porém cada emulador tem o seu padrão, cabendo ao jogador configurar da melhor forma.


Salvando o jogo

O recurso de save e load segue o mesmo princípio. Após salvar o jogo o emulador gera um arquivo que será salvo no seu computador (ou celular) e será possivel carregar o jogo a partir desse arquivo. Normalmente existe uma tecla de atalho configurada no teclado onde será possível salvar o jogo tada vez que usada.


Resolução e Filtros

Emuladores de consoles antigos necessitam de processamento em cima dos gráficos, já que os jogos até o Playstation 1 não passavam de 512 x 384 — com raras exceções. O que não era percebido na época em razão das baixas resoluções das televisões. Com o avanço tecnológico as telas ganham mais resolução, desta forma é preciso aplicar aos jogos alguns filtros (shaders) que “melhoram” a resolução, deixando os gráficos com um aspecto melhor.
Esses filtros são carregados pelo emulador e podem conter os mais diversos efeitos, desde filtragem anti-alising ou mesmo efeito de cartoon, basta testar até achar um filtro que agrade.


Emulador para o celular

Jogando ROMs no celular

Atualmente existe uma infinidade de aplicativos para jogar Roms no celular. Esses aplicativos funcionam exatamente como um emulador para computador. A maioria dos recusos listados anteriormente tem funcionamento semelhante (Bios, Save, load, configuração de teclas, filtros e etc) . Então, por exemplo, para jogar Pókemon de Game Boy Advance no ceu android, basta baixar um emulador e utilizar a mesma Rom que seria utilizada no computador, no caso, com a mesma extensão “.gba”.


Play Online

A ferramenta de Play Online aqui no site possui funções simples. Para o seu bom funcionamento é preciso manter o programa “Flash player” atualizado pois seu comportamento irá depender dele. Após procurar por um jogo na página play online, basta entrar na página do jogo e aguardar o seu carregamento (o que leva alguns segundos) até o início do jogo. Na parte inferior do emulador existe um menu com os recursos do sistema que funcionam exatamente como um emulador.


Conheça os recursos:
Setup Keyboard: Você consegue visualizar a configuração “default” do controle sendo possivel modificar se for necessário.
Mute Sound: Liga ou desliga o Som do jogo.
Save (F5), / Load State (F8): Salve o jogo a qualquer momento. Um arquivo será gerado no seu computador contendo o seu save, a qualquer momento você poderá carregar este arquivo e retomar o jogo do ponto que parou.
Fullscreen: Esta função executa a Rom em tela cheia.

Ver página – Play Online


Espero que tenham gostado do conteúdo, provavelmente muitas outras dúvidas surgirão. Fiquem a vontade em deixar sua dúvida, crítica ou sugestão nos comentários.

Grande abraço a todos!

Entre em contato com o Tio dos Games.